Seguidores

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Os Desafios do Midia Kit: a fase de planejamento .

    Quando eu postei o texto"O Início de Tudo", esperava que as pessoas viessem  até mim em buscas de mais informações sobre o Blog Trollados pela Vida.
Mas, parece que terei que me acostumar com isso.
   Olhando nas estatísticas as visualizações das postagens, percebo que sim, tem havido visualizações  mas praticamente nenhum comentário.
    Foi quando minha criadora-.Seria esse um nome adequado, criadora? Seria eu uma criatura?...Enfim. Refiro desta forma à autora Michelle Louise Paranhos, que idealizou o livro Blog3k -Trollados pela Vida adulta -, resolveu entrar num grupo de troca de comentários em Blog a partir da rede social.
    Vamos ver se essa resolução mexe com o Midia kit de Blog Trollados....

❤❤❤

Nota:  O que vem a ser um Midia Kit?
O Midia Kit (também chamado de media kit ou ainda kit de mídia) é um documento que veículos de comunicação criam e disponibilizam para seus anunciantes e interessados, a fim de demonstrar algumas informações importantes para esses anunciantes. Com essas informações em mãos eles poderão planejar melhor suas campanhas, entender quais tipos de anúncios poderão disponibilizar no veículo e ter uma estimativa de custos para a campanha que deseja divulgar.
Um bom Mídia Kit para empresas  deve conter informações básicas como dados sobre a empresa dona do veículo, dados do público-alvo que o veículo atinge, tipos de informações que veicula e formatos e tempo de anúncios permitidos. Pode também apresentar informações mais aprofundadas sobre comportamento do público-alvo, como tempo de espera na frente das telas, tempo que as pessoas ficam olhando para as telas, preço de cada formato, estatísticas e preços por grade de horário (ex.: horários de pico), entre outras.

&&&

     Quando comecei a tabalhar com marketing de conteúdo nunca pensei que pesquisas assim fossem ser tão necessárias, mas é fundamental perceber quem é o público alvo de nosso Blog, se o estamos atingindo satisfatoriamente e se temos um aumento de visualizações e...comentários! Os famigerados comentários!
     Sei que muitos blogueiros não tem essa preocupação e escrevem tão somente por prazer.
     Bem, não é que eu não sinta prazer em escrever, mas é diferente. Escrever para monetarizar um site não é a mesma coisa que escrever por Hobby e temo que tanto Clay quanto Carla ainda não tenham percebido a gravidade do assunto.
     Se eles não fossem meus amigos de infância e eu conhecesse a cada um dos defeitos deles, já teria pulado fora dessa empreitada.
    Foi por isso, aliás, que adicionei o termo Trollados ao título do Blog, assim mesmo,com duas letras L.   Duplamente Trolado. Foi Carla quem teve a ideia do Blog, quando a gente estava lá no Apoador, tomando Margaritas enquanto Clay tocava violão.Mas sou eu quem estou aqui, pensando em como fazer para aumentar nosso Midia Kit. E imaginando se não precisaremos de uma primeira conversa séria entre a equipe para a gente definir quem vai fazer o que nesse Blog!

     É como dizem: Rapadura é doce mas não é mole não!
    A fase de planejamento é longa, um tanto desgastante, mas não podemos apressá-la porque temos um objetivo bem definido a conquistar! Nossa independência financeira!

   Uma última anotação: Cobrar as primeiras postagens de Clay e Carla porque  eu estou escrevendo sozinha neste Blog- o que não é nem um pouco justo-, e ele está parecendo mais para meu Diário Pessoal  do que um Blog de verdade. Tá, eu sei! Sempre digo que algo é ou não justo, mas considere isso um bom chiste de uma Libriana que se preze.

   Tive uma ideia para a próxima postagem...Vou traçar o perfil da minha Criadora ! Que acham disso?

                 Cleise.

Nota da autora: Cleise está as voltas com a fase de planejamento do Blog ! Venha descobrir mais do Blog real criado passo a passo, inspirado no Livro Blog3k -Trollados pela vida adulta. 
Se você ainda não conhece o livro de minha autoria, Blog3k-Trollados pela Vida adulta, pode baixá-lo através do Kindle Unlimeted de forma Gratuita. 
Blog3k é uma comédia romântica, publicada em 2017 na Amazon.
Sinopse:Quatro amigas formavam o Quarteto Ternurinha nos Anos 70. Anos depois, seus filhos se reúnem para dividir a criação de um projeto,O Blog 3K, que os levará rumo ao estrelato...desde que não descubram que os jovens descolados estão,naverdade, na faixa dos trinta anos e foram trollados pela Vida Adulta. Com uma fina camada de ironia e doses generosas de humor permeando toda a trama,Blog3K discute as perspectivas do que é ser jovem quando a vida requer maturidade e decisão.

Acompanhe em tempo real a escrita da  continuação do Livro Blog 3k- Projetos Fraldas vol.2-, e participe dessa experiência inédita e totalmente interativa!

9 comentários:

  1. Olá.

    Sou formada em marketing e posso dizer a importância que o marketing tem na vida de todos e quando trata-se de conteúdo, tudo deve ser pensado estrategicamente não só para alcançar um público alvo, mas sim em pesquisas no Google. Se você quer ser bem visto na internet, tem que trabalhar com todas as ferramentas que a mesma te oferece e há muito o que fazer! Digo que não é um trabalho fácil, longe disso haha, mas é um trabalho que no final valerá a pena.

    Boa sorte e sucesso!
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Blog PS Amo leitura, fico muitíssimo feliz com seu depoimento.
    É interessante sua colocação.
    Minha personagem Cleise é jornalista formada mas está às voltas com a criação de um Blog.

    Sendo assim,e como esse Blog é dela e não meu - aqui apenas a autora-, passo a ela a palavra :

    "- Muito obrigada por seu comentário.
    Tenho estudado bastante marketing para ativar esse Blog e poder menetizá-lo no futuro .
    Todo comentario e dica será bem vinda !
    Se puder siga o Blog para nós apoiar nessa nossa empreitada virtual ! Obrigada, Cleise".

    Seja bem vinda! 😀

    ResponderExcluir
  3. Manter um blog (ainda mais literário... tendo em vista que nosso país não é um país de leitores) é difícil e monetizar esse blog é ainda mais, as pessoas querem ver os resultados, então é preciso trabalhar muito para isso, não digo só em grupos de comentários porque eles não dão nem 5% das visualizações nos posts, mas é preciso divulgar bastante nas redes sociais, distribuir material (flyer, panfleto, marcador.. qualquer coisa física que desperta interesse no leitor de visitar o seu blog), fazer sorteios para atrair público, expandir para outras áreas e não ficar só no literário, como por exemplo a Netflix, você atrai um outro público e muitas vezes conquista leitores para esse universo literários através de um post fora de livros.

    ResponderExcluir
  4. Como meu blog não é monetizado eu não me preocupo com um Midia Kit, mas tem muitos que pedem para analisar e assim fechar uma parceria. Escrevo por prazer, mas quero que minhas palavras chegam ao maior número de pessoas, pois nada melhor do que ser reconhecido pelo seu trabalho e dedicação a algo, então preciso começar a pensar por esse lado mais profissional. Gostei muito da postagem, me fez analisar alguns pontos do meu próprio blog.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não tenho um mídia kit, mas realmente é importante para o crescimento do blog e para que as postagens atinjam um número ainda maior de pessoas. É que como meu blog não é monetizado, não sinto essa necessidade, o que não é muito certo, mas é o que é, hahahaha.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Michele,
    Quando comecei o Paraíso não enxergava muito longe, era mais um prazer, com o tempo fui aprendendo que muita coisa está envolvida, não só sua escrita e o quanto ela é atraente, mas a beleza do blog, o quanto o seu lay atrai um leitor, como a organização o mantém preso a sua página, e com o tempo fui melhorando essas quesitos.
    Ainda não garanti a minha independência, e apesar de ter conseguido parcerias, as vezes me pego analisando peso das mesmas.
    Mas vai fundo,pensamento tem poder

    beijokas

    ResponderExcluir
  7. Acho muito bacana esse tipo de planejamento e principalmente passar por essa experiência da ausência de comentários pra então poder se planejar melhor, espero que o midia kit seja um verdadeiro sucesso! Trabalhar com internet é isso né? Eternos ressignificados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayhara Martins, então, como a personagem Cleise escreve sobre marketing de conteúdo e ela e seus amigos se uniram para formar um Blog, ela se interessou por esse assunto. Espero que goste, porque estou mesclando ficcção e realidade na construção desse Blog aqui. Obrigada por seu comentário.

      Excluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa, nunca pensei em um mídia kit para meu blog, justamente por ainda se tratar de algo que faço como Hobbie. Mas sei que quem levar isso a série, é super ideal e mão na roda. Adorei a postagem informando sobre mais!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir